![Pessoas em uma praia usando diferentes estilos de roupas.](https://static.wixstatic.com/media/335ab4_726cf1442de3467fad9d5e995b635730~mv2.png/v1/fill/w_980,h_515,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/335ab4_726cf1442de3467fad9d5e995b635730~mv2.png)
Estrutura estratégica das peças
Dentro das lojas da Zara, as roupas são posicionadas conforme o preço, você sabia?
Na entrada você vai encontrar as peças com preços mais elevados. Também estarão na entrada os destaques da coleção.
O objetivo é fazer com que os clientes se apaixonem pela marca logo de cara e desde o primeiro contato já comece a gerar desejo pelos produtos.
Já as peças com preços menores ficam mais ao fundo.
A ideia aqui é justamente fazer os clientes percorrerem toda a loja desejando os produtos mais caros até chegar, por último, nas com preço mais acessível.
Outra estratégia de posicionamento de produtos, é deixar os sapatos abaixo dos looks montados. Eles estão posicionados de forma estratégica para combinar entre si. Dessa forma, o cérebro entende que só basta pegar, afinal o look já está pronto e montado bem na frente do consumidor.
A loja programa estrategicamente para comprar por impulso.
Investimento em Marketing Sensorial
Muitos consumidores deixam de comprar nas lojas da Zara por acharem que as roupas são mais caras do que elas realmente são.
E isso não é por acaso. Todo o design da marca foi pensado para transmitir ideia de luxo e alto padrão.
Desde as músicas que tocam nos ambientes até o perfume que é utilizado no ambiente.
Inclusive, as vitrines das lojas são sempre montadas visando o luxo e dar sensação de exclusividade.
A Zara utiliza de uma estética minimalista, com poucos detalhes, mas aposta nas cores certas para promover esse tipo de sensação e sentimento.
Posicionamento por preço
Na verdade, a Zara é uma loja de departamento. Mesma categoria de lojas como a Renner, C&A e Riachuelo, sabia?
Claro que a Zara aposta em roupas com uma qualidade superior, mas ainda assim está na mesma categoria das marcas citadas acima.
Mas então, como somente ela é vista como a opção mais cara?
Porque esse é o posicionamento da loja!
Toda a identidade da marca, desde identidade visual, ambiente, vitrine, cores, público alvo, foi pensado para gerar esse falso senso de exclusividade e escassez.
Por isso é comum associar quem compra dessa loja como alguém com maior poder aquisitivo.
Assim como grandes marcas, por exemplo da Apple, a Zara vende mais sua imagem do que publicidade.
Como aplicar essas estratégias no Instagram da sua marca pessoal?
Estrutura Estratégica dos Destaques
Deixe sempre os melhores destaques por primeiro e os mais "simples" por último. Não tenha medo de fixar nos destaques conteúdos de valor.
Uma boa dica para organizar os destaques é colocar um story qualquer que você tenha postado no dia dentro de um destaque, para trazer ele para a frente e depois é só remover ele.
É assim que você pode manter os destaques organizados em ordem estratégica.
Investimento em identidade
Busque ir além de uma paleta de cores, tipografia e símbolos.
Construa uma marca tão forte ao ponto dos seus seguidores conseguirem ouvir e sentir o cheiro dela. Ou seja, utilize de estratégias como elementos, tom de voz e até mesmo de músicas para transmitir os sentimentos e sensações que sua marca oferece.
Posicionamento por imagem
Você já sabe que o que é visualmente atrativo atrai muito mais pessoas. O visual é capaz de atrair ou repelir seguidores. Por isso, é necessário construir uma imagem estratégica que melhor comunica aquilo que você quer comunicar para o público que quer atingir.
Tenha clareza da imagem que quer transmitir e alinhe a sua comunicação.
Na Mozak, nossos clientes possuem assessoria direta e exclusiva. Nós montamos toda a estratégia de marca, imagem e conteúdo para comunicar sua marca de forma assertiva e estratégica.
Tudo é pensando para que você faça diferença no mundo!
Redação: Equipe Mozak.
Comments